terça-feira, 6 de março de 2012

Responda!!!


Sociologia no E. Médio - Questionário Émile Durkheim



1 - Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico (p. 81):

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”.

Que características da escola positivista podemos encontrar neste texto?

2 - Defendendo a imparcialidade e objetividade desta ciência, Durkheim afirma: “O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica”. (As regras do método sociológico p. 31)

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Explique?

3 – Quais as características dos fatos sociais para Durkheim?

4 – Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?

5 – Afirmamos que Durkheim considerava a educação formal e informal como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.

6 – Durkheim considerava a generalidade elemento central do fato social. Procure em jornais, sites e revistas três exemplos de fatos sociais segundo este critério.

7 – O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Porque?

8 – O que é consciência coletiva?

9 – Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

10 – Defina solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

11 – Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos no homem – como amor filial, piedade, ciúme sexual -, Durkheim afirma que eles são encontrados em todas as sociedades: “Tais sentimentos resultam pois da organização coletiva, em vez de constituírem a base dela”. (As regras do método sociológico p. 99)

Podemos dizer que Durkheim afirma que os sentimentos humanos são fruto da coerção social? Porque? O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e parte de sua natureza?

12 – Definindo a normalidade e a morbidez dos fatos sociais, Durkheim afirma: “Chamamos normais os fatos que apresentam as formas gerais e daremos aos outros o nome de mórbidos ou patológicos”. (As regras do método sociológico p. 51)

Você seria capaz de dar um exemplo atual de um fato social que o autor consideraria normal e um que ele consideraria patológico, segundo o critério por ele estabelecido?

13 – Qual a contribuição de Durkheim para o desenvolvimento da Sociologia?

Um comentário:

  1. Bom dia ,
    Você poderia me ajudar explicando a resposta da questão: O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato no homem e parte de sua natureza?

    obrigada

    ResponderExcluir