domingo, 11 de março de 2012

Simulado Sociologia!! Bom Trabalho!!


Simulado de Sociologia
01. A sociologia faz parte das Ciências Sociais, as quais sistematizam o estudo do comportamento social do homem. É correto afirmar que a sociologia tem como objeto de estudo:
a) As relações sociais e as formas de associação que ocorrem
na vida em sociedade.
b) A psiché (mente) dos indivíduos buscando compreender seu
comportamento.
c) A história da humanidade retratada a partir do estudo de
fósseis.
d) O indivíduo enquanto um todo mente e corpo.
e) O indivíduo enquanto destacado da sociedade e fazendo
parte dela.

02. Apesar de a ciência sociológica ser considerada nova o seu objeto de estudo não é tão novo assim, visto que a  própria filosofia já no século V a.C se preocupava em entender a
sociedade. Podemos afirmar com isso que a visão destacada da sociologia está em:
a) Buscar estabelecer não apenas teorias sobre a sociedade,mas também soluções.
b) Estudar as relações sociais tendo em vista o fato de que os indivíduos são naturalmente pertencentes à sociedade.
c) Estabelecer teorias metafísicas acerca da sociedade.
d) Compreender a sociedade partindo de um ponto de  vistacientífico que está em optar por um objeto de estudo e estabelecer leis a partir de métodos.
e) Compreender as normas de uma sociedade como sendo provenientes das interações dos indivíduos.

03. Émile Durkheim é um dos primeiros teóricos da sociologia,tendo definido essa disciplina como “o estudo dos fatos sociais”. Sobre os fatos sociais é possível afirmar:
a) Embora os fatos sociais possam ajudar a compreenderproblemas específicos dentro da sociedade como o suicídio estudado por Durkheim, não é possível estabelecer a partir
deles uma característica geral da sociedade.
b) Os fatos sociais são coercitivos no sentido em que o indivíduo é inclinado a obedecer a determinados comportamentos, embora essa coerção não resulte em
punição legal.
c) Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, pois a sua ação se concentra no aspecto particular dos sujeitos e não no coletivo.
d) Durkheim não conseguiu encontrar nenhum fato na sociedade que pudesse ser aplicado à sua teoria acerca dos fatos sociais.
e) Os fatos sociais ajudam a compreender o comportamento dos indivíduos como o seu modo de vestir, falar, assim como as leis de uma sociedade.

04. Segundo Aristóteles “o homem é, por natureza, um animal social”. Esta frase que é emblemática para a Sociologia ajuda a entender o processo de socialização humana. Sobre isso é possível afirmar:
a) O comportamento dos seres humanos e dos animais  é semelhante, sendo possível afirmar a ideia de sociedade, por exemplo, para as abelhas, formigas etc.
b) Embora o homem necessite do outro para ser feliz, não precisa do outro para perpetuar a sua espécie.
c) A sociabilidade é medida de acordo com o nível de cultura e esclarecimento do indivíduo, quanto mais esclarecido for um indivíduo mais sociável ele é.
d) Embora Aristóteles tenha afirmado que a socialização é uma condição natural do homem, a sociologia nos mostra  como exemplo casos de pessoas que viveram fora da sociedade
(Vivendo entre lobos) e que por isso não adquiriram o comportamento humano social.
e) A influência do grupo ou meio social sobre o indivíduo não é tão forte como pensamos, assim se um filho de alemães nascer no Brasil e viver aqui por toda a sua vida ele terá ainda
características sociais fortes que indique que ele  é alemão.
Nesse caso a genética influencia no comportamento do
indivíduo.
05. A. Comte é considerado o pai da sociologia além de ser o autor da corrente positivista, que teve bastante influência no Brasil. Acerca do positivismo é correto afirmar:
a) A corrente positivista tinha como base a ciência como forma de explicar a realidade. Comte tinha o interesse de estender essa análise da ciência da natureza para a ciência  da sociedade, criando assim o campo da sociologia.
b) Comte dividia a humanidade em estados de evolução sendo que quanto mais uma comunidade formulasse teorias metafísicas acerca da natureza mais ela estaria se utilizando da ciência.
c) Um dos lemas do positivismo era o de ordem e progresso. Nesse sentido, quanto mais ordem ética e política mais progresso uma nação teria. Ora, nesse caso independentemente do estado de evolução social de uma sociedade seria possível atingir o estado de ordem.
d) Comte é considerado o pai da sociologia, pois foi o primeiro responsável por analisar a sociedade.
e) A corrente positivista estabeleceu graus de evolução de uma sociedade sendo que num primeiro momento a sociedade explicaria a realidade por meio de nomeações de entidades
divinas. Não está presente nessa visão de graus de  evolução da sociedade um preconceito com relação, por exemplo, a civilizações tribais africanas ou indígenas que estariam
supostamente no primeiro estágio.

06. A Revolução Francesa e Industrial compõem os dois  principais marcos dentro da história da humanidade  no Ocidente. A sociologia nasce com uma referência ao desenvolvimento desses dois acontecimentos históricos. Sobre esses fatos históricos e a relação com a sociologia é correto
afirmar:
a) A Revolução Francesa e Industrial compõem em termos devalores uma característica geral da nossa sociedade Ocidental. A estrutura mental do Ocidente é marcada pelos valores
políticos da Revolução Francesa de liberdade e igualdade e pela crença com a Revolução Industrial de uma sociedade baseada na ciência (tecnologia).
b) A Revolução Francesa proporcionou uma mudança nos padrões políticos do Ocidente, por isso, é possível afirmar que outros Estados fora do mundo Ocidental não sofreram e ainda
não sofrem pressões com relação aos valores políticos pregados pela Revolução Francesa.
c) A Revolução Industrial alterou os modos de produção da sociedade, de modo que a referência que podemos estabelecer entre esse fato histórico e a sociologia está na defesa da sociologia dos modos de produção da Revolução Industrial.
d) Esses fatos históricos foram essenciais para a construção do contexto no qual nasceu a sociologia.No entanto, não é possível afirmar que esses fatos tenham ainda força em nossa sociedade.
e) A referência que estabelecemos entre a sociologia e a Revolução Industrial e Francesa está na necessidade de se ter uma evolução tecnológica e uma queda do absolutismo para
ser possível pensar na sociologia.

07. Os contatos sociais, a interação humana são processosdentro da sociedade essenciais para o seu desenvolvimento. Com relação a essa questão é possível afirmar:
a) A cooperação não é necessária para haver uma interação social, basta apenas haver uma linguagem comum para que dois indivíduos se entendam.
b) A comunicação e a linguagem embora sejam importantes para a interação social não dizem respeito ao desenvolvimento da sociedade.
c) É possível identificar dois tipos de contatos sociais: um primário e outro secundário. No contato primário o indivíduo se relaciona com o outro de uma forma impessoal, sendo este o
contato, por exemplo, do cobrador de ônibus com os passageiros. Já no contato secundário os indivíduos são mais próximos, existe um laço de afetividade maior, esse tipo de
contato podemos identificar nas relações familiares e de amigos.
d) O aspecto mais importante da interação social é  que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.
e) O processo de socialização não depende dos contatos e interações sociais, pois um indivíduo pode ser socializado sem ter contatos com a sociedade.
08. Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim, um  dos fundadores da Sociologia, como o objeto  fundamental dessa ciência. Sobre esse conceito, assinale  o que for correto. 
01) Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos,  possuindo existência concreta que ultrapassa as vontades e pensamentos dos membros de uma sociedade, tomados isoladamente.
02) Os fatos sociais são coercitivos, portanto, exercem pressão sobre os indivíduos com o objetivo de submetê-los às suas determinações, normas e regras.
04) Os fatos sociais são anteriores aos membros das coletividades, pois já existem antes da chegada de cada um dos indivíduos e, provavelmente, continuarão a existir após as suas mortes. 
08) A coerção exercida pelos fatos sociais é apenas de natureza física, ou seja, manifesta-se somente pela ameaça de castigos corporais ou pela privação da liberdade.
16) Os fatos sociais não se aplicam à totalidade dos membros de uma sociedade. Estão excluídos do seu alcance de sujeição e determinação os membros do grupo intelectual e economicamente dominante. 
A soma é:
a)03
b)24
c)07
d)14
e)33

09. Para Durkheim, a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois é formada por um conjunto
de normas constituídas fora das consciências individuais, que regulam a vida social.
 São características dos fatos sociais, exceto:
a)Acontecimentos exteriores aos indivíduos
presentes no ciclo social, independentes de suas vontades.
b)Regras e normas coletivas que orientam a
vida dos indivíduos em sociedade, com características básicas de exterioridade, coercitividade
e generalidade.
c)Conjunto de regras e normas que determinam a vida das pessoas adultas na sociedade,
tem poder coercitivo e independem da vontade
individual.
d)É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo  menos, na
maioria deles.
e)Coerção social, uma das três características do fato social, se refere a força que os fatos
exercem sobre os indivíduos, fazendo com que
se moldem as regras da sociedade em que vivem.

10. Há sociedade em que a coesão se deve  essencialmente à comunhão de crenças e de sentimentos ... é dessas sociedades que se originam as sociedades cujas unidades são garantidas pela divisão do trabalho.  
(DUBAR, 2005, p. 12. Fragmento). 
A leitura desse trecho permite destacar, como referência teórica, o sociólogo
a) Émile Durkheim. 
b) Pierre Bourdieu. 
c) Writh Mills. 
d) Augusto Comte.
e) Max Weber.

11. As teorias funcionalistas têm como um de seus interpretes o sociólogo Émile Durkheim, que realiza um estudo clássico sobre. 
a) os padrões de solidariedade social influenciando
nas taxas de suicídio.
b) as classes sociais de proletários na sociedade
urbana.
c) as greves frequentes dos trabalhadores rurais no
Brasil.
d) as estruturas sociais como resposta inovadora da burguesia.
e) consórcios e cooperativas no fim do século XIX.

12. A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do
censo comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade.
Identifique, nas opções apresentadas, a que corresponde ao conhecimento sociológico.
a) Buscar nas próprias experiências a explicação naturalizante dos comportamentos humanos.
b) Estudar a realidade observada, segundo critérios metodológicos objetivos.
c) Tomar decisões fundamentadas no conhecimento de adágios e ditados.
d) Fazer diferentes leituras, tomando por base o senso comum.
e) Aceitar as explicações biológicas para as ações humanas em sociedade.

13. Em relação ao processo histórico de formação da sociologia, é CORRETO afirmar:
a) O Iluminismo, bem como a Revolução Industrial, com todas as mudanças que provocaram na ordem social política e econômica, são acontecimentos que explicam o surgimento da sociologia no séc. XIX.
b) A sociologia é contemporânea da filosofia clássica, não sendo possível identificar um período específico para seu surgimento.
c) A Revolução Russa, com a crítica ao capitalismo e à teoria revolucionária, foi o fator histórico decisivo para a emergência da sociologia como ciência.
d) A sociologia surge em decorrência do desenvolvimento do capitalismo que, no século XX, precisa se justificar diante das desigualdades sociais que o sistema gerou.

14. Weber e Durkheim buscaram construir a sociologia como ciência sob formas diferentes. É CORRETO dizer que
a) Durkheim preocupou-se fundamentalmente com questões metodológicas; em  As regras do método sociológico e em O suicídio, ele defendeu a utilização dos métodos estatístico e indutivo.
b) Weber buscou sistematizar a sociologia como uma alternativa ao materialismo histórico e para isso lançou mão dos recursos metodológicos do neokantismo, do subjetivismo luckasiano e da economia marginalista.
c) Durkheim postulou que os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia, enquanto Weber definiu a ação social como o dado central da análise sociológica; ambos concordavam com a utilização do método das ciências nomotéticas.
d) Weber buscou construir uma ciência fundada no individualismo metodológico, ao passo que Durkheim  partia de uma visão metodológica holista para pensar a relação indivíduo–sociedade, mas ambos se dedicaram a delimitar o objeto de estudo específico da sociologia e estudaram o individualismo com base em uma análise de sua formação histórica.

15. Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que
a) Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais
condicionamentos.
b) Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.
c) Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
d) Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.

16. A teoria sociológica clássica traz importantes reflexões sobre o Estado. Dentre as quais, se destaca a concepção weberiana de que o Estado é
a) uma relação de homens dominando homens através da violência, a qual é legítima e permite a dominação.
b) um grupo de funcionários que representam os interesses coletivos.
c) um grupo de pessoas que representa os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico.
d) uma categoria política cuja configuração é variável ao longo da história da humanidade.

17. “Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos”
(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001).
Nessa perspectiva, a coerção
I-pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato
social.
II-traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou
mesmo moda.
III-é um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se
como uma realidade sui generis.
IV-está relacionado à idéia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada
como coisa.
Em relação às afirmativas anteriores, estão corretas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

18. Analise as afirmações a seguir
I-Para Comte o positivismo constitui-se na transposição e aplicação do método indutivodedutivo como forma de fundamentação da Sociologia como ciência.
II-Weber propôs que os fenômenos sociais fossem investigados como algo exterior à
percepção do cientista, ou seja, que pudesse ser pesquisado com objetividade.
III-A contribuição dada por Durkheim à Sociologia foi entender como o indivíduo age e qual o
sentido de sua ação na sociedade.
IV-Marx defende que os sujeitos históricos se encontram alienados sob a influência da lógica
capitalista em três dimensões: econômica, política e filosófica.
Em relação às afirmativas anteriores, estão corretos os itens
A) I e II.
B) II e III.
C) I e IV.
D) III e IV.

19. Em uma aula de Sociologia, os alunos analisaram oconceito de consciência coletiva, de Émile Durkheim,definido como
a) produto das diferenças sociais em função da necessidade de troca de serviços e da interdependência.
b) qualquer forma de coerção sobre os indivíduos proveniente de algo exterior e de existência deles independente.
c) conjunto de crenças e de sentimentos comuns à
média dos membros de uma mesma sociedade.
d) diferenças implícitas e explícitas que se manifestam nos
níveis de consciência dos indivíduos.
e) conf iguração  tomada pela sociedade a par t i r  da
interação entre indivíduos, grupos e instituições.

20. Em outra aula de Sociologia, os alunos pesquisaram o tipo
de estratificação social analisada por Max Weber, no qual
não existia a possibilidade de mobilidade social, o que os
fez estudar os(as)
a) estamentos.
b) estados.
c) classes.
d) castas.
e) camadas.

Simulado de Filosofia!!! Bom Trabalho!!!!


Simulado de Filosofia
01. Analise as afirmativas abaixo: 
1. A Filosofia é um acervo de ideias. 
2. A Filosofia tenta responder a algumas perguntas fundamentais. 
3. A Filosofia é um fazer - o filosofar. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
a) É correta apenas a afirmativa 3. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 
e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 

02. Conhecemos o seu pensamento através do seu discípulo Platão. Suas primeiras reflexões analisam a essência da natureza da alma humana. Encontrou, por suas ideias, forte oposição na aristocracia ateniense. Foi preso, acusado de subverter a ordem e de corromper a juventude. Na prisão, foi aparentemente obrigado a cometer suicídio. 
Assinale a alternativa que indica o pensador que pode ser corretamente associado à descrição do texto. 
a) Euclides 
b) Sócrates 
c) Pitágoras 
d) Schopenhauer 
e) Thomas Hobbes 
03. Tales de Mileto afirmava que a água é a origem de todas as coisas. Friedrich Nietzsche, no fim do século XIX, considerou Tales, por conta dessa afirmativa, o primeiro filósofo, como se pode confirmar na passagem de A filosofia na época trágica dos gregos citada no volume da coleção Os pensadores dedicado aos pré-socráticos. Nietzsche considera que a razão pela qual Tales é o primeiro filósofo grego é que ele: 
a) abandonou "o mito e as narrativas mágicas" 
b) asseverou algo sobre "a origem das coisas" 
c) afirmou implicitamente que "tudo é um" 
d) usou "métodos científicos" de abordagem 
e) preservou "a experiência empírica" ao pensar 
04. Sobre a democracia na Grécia Antiga, pode-se dizer que: 
a) a democracia era indireta, mediante eleição de representantes. 
b) aqueles que participavam das discussões na ágora tinham o direito de exprimir e defender suas opiniões em público. 
c) ela afirmava a igualdade de todos os cidadãos diante da lei e do direito de participarem do governo da pólis. 
d) era considerado cidadão somente o homem adulto, livre, nascido em Atenas. 

05. Parmênides ensinava que o princípio fundamental de todas as coisas é o ser. Por tal afirmação, o filósofo defendia a ideia de que: 
A) a essência de todas as coisas encontra-se no Ser em movimento. 
B) o Ser e o não-Ser possuem existência própria. 
C) o Ser é efêmero em sua constância e ordem. 
D) o Ser é o que nos caracteriza essencialmente, não importa o quanto mudamos. 

06. Para este filósofo, a compreensão do universo reside na agregação e desagregação dos quatro elementos originários e incorruptíveis: terra, água, fogo e ar. Estamos nos referindo a: 
a) Heráclito de Éfeso. 
b) Pitágoras de Samos. 
c) Empédocles de Agrigento. 
d) Zenão de Eleia. 
07. Acerca da filosofia dos pré-socráticos, podemos considerar: 
I. A filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza. 
II. A filosofia de Heráclito se constitui pela afirmação do preceito do devir que encontra, na representação do fogo, sua manifestação sensível. 
III. A depreciação do trabalho produtivo, na época dos filósofos pré-socráticos, é expressão de um sistema socioeconômico fundado no trabalho escravo, em que ainda não é posta a necessidade fundamental da recorrência ao sistema de máquinas e engrenagens para desenvolver as forças produtivas. Isso implica que as grandes descobertas, no âmbito da investigação filosófica da natureza (physis), não tiveram plena influência sobre o universo das técnicas de produção como na sociedade capitalista. 
IV. Quando Tales de Mileto afirma a água como princípio fundante do ser, ele está fazendo uma afirmação filosófica, porque a água aparece como preceito primordial de todas as coisas, em que a água está contida em todas as coisas e em todas as coisas está contida a água. 
Assinale a alternativa CORRETA. 
a. Alternativas I e IV estão incorretas. 
b. Alternativa I está incorreta. 
c. Alternativas II e III estão incorretas. 
d. Todas as alternativas estão corretas. 
e. Todas as alternativas estão incorretas. 
08. Tales de Mileto se indaga sobre a totalidade de tudo o que existe, não para se perguntar qual foi a origem mítica do mundo, mas o que na verdade é a natureza. 
Desta forma afirma que o princípio de todas as coisas é: 
a. ( ) o ar. 
b. ( X ) a água. 
c. ( ) a terra. 
d. ( ) o fogo. 
e. ( ) a divindade. 
09-Marque a alternativa INCORRETA. 
a) A filosofia nasceu não na Grécia propriamente dita, mas, nas colônias gregas do Oriente e do Ocidente, a saber, na Jônia e na Magna Grécia. 
b) O problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente, como objeto de pesquisa sistemática diferente, do impreciso complexo de problemas que já ocupava a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria. 
c) Pode-se afirmar que a maioria dos primeiros filósofos pensava que os princípios de todas as coisas se encontravam na espécie e na substância material, pois aquilo de que se formam todos os seres e de que primeiramente são gerados e em que finalmente se dissolvem, permanecendo a substância no mudar de modalidade, diz-se que este é o elemento e princípio dos seres. 
d) Sobre a expressão "milagre grego", significa não só que, de modo absolutamente original e espontâneo, os gregos criaram a filosofia e a ciência gregas, mas, sobretudo, criaram para o Oriente a filosofia e a ciência, isto é, modos de sentir, pensar e de intervir sobre a realidade. 
e) No mito, thauma é "o maravilhoso"; o efeito de assombro que ele provoca; é o sinal da presença nele do sobrenatural. Para os milésios, a estranheza de um fenômeno, em vez de impor o sentimento do divino, propõe-nos ao espírito em forma de problema. 
10.  Coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo referentes ao Mito e à Filosofia. 
(   ) Do mito foram dadas as mais diversas interpretações, das quais as principais são: mito-verdade e mito-fábula. Para a primeira interpretação, os mitos são as únicas explicações das coisas que a humanidade, nos seus primórdios, estava em condições de fornecer e nas quais acreditava firmemente. Para a segunda interpretação, eles são representações fantasiosas nas quais ninguém jamais acreditou, muito menos seus criadores. 
(   ) Os primeiros que consideraram os mitos como simples fábulas foram os filósofos gregos. A eles se juntaram mais tarde os Padres da Igreja, os escolásticos e a maior parte dos filósofos modernos. 
(   ) Sobre o nascimento da filosofia, os historiadores distinguem quatro grandes períodos na história da sociedade grega: 1. Período homérico; 2. Período da Grécia arcaica ou dos Sete Sábios; 3. Período clássico; 4. Período helenístico. 
(   ) Das análises feitas pelos estudiosos de nosso tempo, segue-se que o mito exerceu, entre os povos antigos, três funções principais: religiosa, social e filosófica. 
(   ) O mito procede, mediante a representação fantástica, a imaginação poética, a intuição de analogias, sugeridas pela experiência sensível; permanece, pois, além do logos, ou seja, além da explicação racional. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 
a) V, V, V, F, V. 
b) F, F, V, V, F. 
c) V, V, F, V, V. 
d) V, V, V, V, F. 
e) V, V, V, V, V. 
11. Qual dos filósofos abaixo, reconhecidamente na tradição, complicou com tantos elementos lendários? A doutrina de sua escola tinha essencialmente um caráter religioso; foi uma associação política além de filosófica. A doutrina fundamental da escola é que a substância das coisas é o número. Estamos falando de 
a) Heráclito de Éfeso. 
b) Anaxímenes de Mileto. 
c) Pitágoras de Samos. 
d) Anaximandro de Mileto. 
e) Tales de Mileto. 
12. A mitologia grega, cujas principais fontes são a Teogonia, de Hesíodo, e a Ilíada e a Odisséia, de Homero, escritas no século VIII a.C., é constituída por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. A Teogonia é a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses. As histórias de grandes feitos, heróis e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitológicas dão, assim, importante testemunho de muitos elementos da cultura da Grécia Antiga. 
Internet: - www.brasilescola.com - (com adaptações). 
Acerca da mitologia grega, assinale a opção correta. 
a - Divulgava-se a mitologia grega por meio de obras escritas, como a Teogonia, de Hesíodo. 
b - Nas narrativas, os deuses são descritos com aparência semelhante à dos seres humanos, contudo, diferentemente dos humanos, são desprovidos de sentimentos. 
c - Nas narrativas mitológicas, não se inclui a ideia de verdade revelada. 
d - Na mitologia grega, pulveriza-se a explicação do mundo, vinculando-a aos humores dos deuses. 

13.O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na Grécia Arcaica por aedos como Hesíodo e Homero. 
Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia présocrática e a fundamentada nos mitos é 
A - a preocupação com a explicação dos fenômenos naturais. 
B - a visão animista com base na qual se explicam os fenômenos naturais. 
C - a preocupação dos pré-socráticos com questões éticas ou morais. 
D - a sistematização do conhecimento sobre o mundo mediante a busca de princípios sintéticos. 
14. O conteúdo da Filosofia, quando esta nasce, é precisamente o de uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas partes: "cosmos", que significa mundo ordenado e organizado, e "logia", que vem da palavra "logos", que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, é correto afirmar que a Filosofia nasce como: 
a) conhecimento dos astros; 
b) organização do mundo; 
c) conhecimento racional da ordem do mundo; 
d) amor aos poetas; 
e) oposta ao conhecimento. 

15.Em relação ao que se chama de senso crítico da filosofia é correto afirmar que: 
a) depende de argumentos de autoridade; 
b) está sempre relacionado a uma religião; 
c) se constitui de um aspecto negativo que rejeita os preconceitos e de um aspecto positivo que interroga o porquê de todas as coisas; 
d) é impossível dada a amplitude do conhecimento filosófico; 
e) não tem relação alguma com interrogações acerca de como são as coisas ou de porquê são assim as coisas. 

16.Em relação ao mito NÃO é correto afirmar que: 
a) é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa; 
b) pode dizer respeito à origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas e dos animais; 
c) para os gregos era um discurso para ouvintes que recebiam a narrativa como verdadeira; 
d) é uma narrativa baseada na autoridade e confiabilidade do narrador; 
e) não pode ser uma narrativa feita em público. 
17. A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros, contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é correto afirmar que 
a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de Mileto. 
b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o fundamento de todas as coisas. 
c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a especulação racional. 
d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não às agrárias. 
19. Sobre os Pré-socráticos, pode-se afirmar: 
I. De acordo com Aristóteles, Tales de Mileto fora o primeiro filósofo. Muito reconhecido pelas acertadas previsões que fazia, Tales defendia a ideia da existência de um elemento primordial (arché), originário e fundante, uma "massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrários, o apeíron. 
II. Entre os Pré-socráticos não se deu uma ruptura definitiva com o mito e com o pensamento religioso, haja vista as contribuições de Pitágoras e Demócrito. 
III. Também chamados de Filósofos da Natureza, os pré-socráticos buscaram respostas sobre a physis e a natureza humana, por isso este período da Filosofia é denominado Período Cosmológico. 
IV. Ao afirmar que "o ser é" e "o não-ser não é", Parmênides está colocando em evidência aquilo que viria a ser a base do idealismo platônico. 
V. Para Demócrito, "tudo que existe no universo nasce do acaso ou da necessidade". Demócrito fora contemporâneo de Sócrates e precursor da teoria atômica. 
a) Somente II, IV e V são verdadeiras. 
b) Somente III, IV e V são verdadeiras. 
c) Somente IV e V são verdadeiras. 
d) Somente II e V são verdadeiras. 
e) Somente I, IV e V são verdadeiras. 
20. Ao se discutir a origem da Filosofia, é comum a admissão de que fatores como a invenção da política, o impacto cultural das viagens marítimas, a transformação do conhecimento prático em teórico, e a valorização da razão como um atributo universal permitiram que o conhecimento filosófico se desenvolvesse primeiramente na Grécia. Considerando esses fatores, é correto afirmar que: 
a) A Filosofia se desenvolveu de forma independente dos mitos, negando-os por sua irracionalidade e rejeitando as explicações que eles forneciam, por exemplo, sobre a origem das estruturas sociais e dos fenômenos naturais. 
b) A importância da política para a filosofia em sua origem é o deslocamento das leis do âmbito do sagrado para a esfera do humano, visto na crescente participação dos cidadãos na elaboração das leis e no exercício do governo, e que reflete a valorização do pensamento discursivo e da racionalidade como base das decisões políticas. 
c) A influência cultural das viagens marítimas é vista na suposição dos gregos de que sua civilização era superior às culturas encontradas nos lugares visitados, por elas não possuírem um conhecimento teórico sobre a natureza e a sociedade. 
d) A transformação da sabedoria prática em conhecimento teórico ou ciência procurou justificar racionalmente a aplicação do saber às situações da vida cotidiana, tendo em vista a importância dada ao conhecimento produzido a partir das experiências práticas. 
e) A universalidade da razão baseia-se na suposição de que o conhecimento é uma capacidade natural do ser humano, e de que a racionalidade expressa-se na abstração do pensamento matemático, comum a todos os homens que possuem essa capacidade. 
21. "[...] a Filosofia não estuda a realidade empírica - a realidade das coisas que podemos observar e experimentar -; também não estuda a realidade social - a realidade das ações humanas que podemos explicar "olhando de fora". A Filosofia estuda conceitos. [...] Na medida em que sejam crenças, os conceitos têm "efeitos" no mundo por meio de nossas ações." 
(Marina Velasco, O que é Justiça. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009.) 
De acordo com essa definição de Filosofia, é correto pensar que: 
a) As crenças são o objeto de estudo da Filosofia porque são as bases de nossas ações no mundo e diferenciam-se de uma realidade empírica e social, estando concentradas em nossas mentes. 
b) Embora não estude a realidade empírica ou social, a Filosofia pode compreender essas realidades na medida em que estuda as ações causadas pelas crenças e torna possível prever tais ações. 
c) Os conceitos têm efeito no mundo porque explicam o seu funcionamento e revelam nossa capacidade de acessar a realidade de modo direto, representando-a com o auxílio da linguagem e produzindo os conhecimentos agrupados nas ciências. 
d) Definir a Filosofia como o estudo de conceitos refere-se à permanente preocupação dos filósofos em esclarecer o significado de nossas definições para as coisas existentes, sejam objetos ou fatos, e se essas definições fornecem boas justificativas para as crenças em que se baseiam as nossas ações. 
e) O estudo de conceitos define a Filosofia porque é a atividade mais elementar da investigação filosófica, pela qual todas as outras necessariamente precisam começar caso pretendam estabelecer um conhecimento verdadeiro e capaz de fundamentar ações corretas por causa de sua relação com a própria estrutura das coisas. 
22. A filosofia surge quando o homem começa a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo. Analise as afirmativas a seguir. 
I. Os filósofos que viveram antes de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico. 
II. Pitágoras desenvolve seu pensamento defendendo a idéia de que tudo preexiste à alma, já que esta é mortal. 
III. Foi Platão quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico. 
É correto afirmar que: 
a) Apenas I está incorreta. 
b) Apenas II está correta. 
c) II e III estão corretas. 
d) II está incorreta. 
e) Todas estão incorretas. 
23. Filósofo da Grécia antiga destacou-se por procurar construir seus conceitos a partir de constatações das realidades do mundo observável, tendo deixado também contribuições propriamente científicas. Os antigos gregos, a partir dele, acreditavam que todas as coisas eram compostas a partir de quatro elementos: a Terra, o Fogo, a Água e o Ar. 
a) Aristarco 
b) Aristóteles 
c) Platão 
d) Ptolomeu 
e) Sócrates 
24. A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. O mais antigo filósofo grego foi: 
a) Tales de Mileto 
b) Anaxímenes de Mileto 
c) Heráclito 
d) Pitágoras 
e) Zenão 
25. Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre o problema do ser, do conhecer e da origem da natureza, do universo. Parmênides e Heráclito são duas referências importantes nesse início da filosofia ocidental que ocorreu na Grécia Antiga entre os séc. VII e V a.C. Qual é a principal diferença na forma de pensar entre Heráclito e Parmênides? 
a) Heráclito é dialético e Parmênides é analítico; 
b) Heráclito é platônico e Parmênides é aristotélico; 
c) Heráclito diz que os sentidos enganam e Parmênides valoriza os sentidos; 
d) Heráclito considera que tudo na natureza se transforma, pois todas as coisas estão em constante movimento e, portanto, conhecer é captar a mudança contínua. Já Parmênides concebe que conhecer é alcançar o idêntico, imutável; 
e) Para Heráclito ninguém consegue se banhar duas vezes no mesmo rio e para Parmênides todos "os banhos" são iguais. 
26. A primeira grande formulação do princípio da contradição se encontra entre as teses defendidas pelos Eleatas sobre o ser, que é a seguinte: "o ser não pode não ser, o não ser não pode ser e o devir não existe". 
Qual filósofo a defendeu? 
a.Platão. 
b.Parmênides de Eléia. 
c.Pitágoras de Samos. 
d.Pródico de Céos. 
e.Protágoras de Abdera. 
27. "Todo mundo sabe que os bebês possuem essa capacidade. Depois de alguns meses na barriga da mãe, eles são empurrados para uma realidade completamente diferente. Mas depois, quando crescem, parece que esta capacidade vai desaparecendo. Como se explica isso?" 
GAARDNER, Jostein. O mundo de Sofia, SP: Cia. das Letras, 1995, p. 27. 
Gaardner fala da "única coisa de que precisamos para nos tornar bons filósofos", ou seja, da capacidade humana de 
a) espantar-se com o mundo. 
b) estudar a história da filosofia. 
c) criticar as diferentes teorias filosóficas. 
d) refletir sobre a ciência e o conhecimento. 
e) entender os princípios da ética e da moral. 
28.  Leia o enunciado apresentado a seguir e identifique a afirmação correta. 
Os filósofos pré-socráticos quiseram compreender as lições da Natureza. Todo o espetáculo dramatizado diariamente pela Natureza era fantástico o suficiente para suscitar indagações. Por exemplo: como eram possíveis seres marinhos, como a terra produzia rochas e árvores e grãos? Como uma substância podia se transformar em algo completamente diferente? Todos os fenômenos naturais eram misteriosos. Além disto, havia poucas palavras no vocabulário dos idiomas falados para designar fenômenos observáveis. 

I. Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que uma determinada substância básica estava por trás de todas as transformações. 
II. Ao observar a natureza, os filósofos pré-socráticos buscavam respostas na tentativa de identificar leis naturais que fossem eternas. 
III. Filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras e Heráclito deram início ao pensamento científico, partindo da indagação, seguindo-se a investigação, depois a experimentação e, por fim, o registro do fenômeno observado. 
IV. As indagações dos filósofos daquele tempo eram incipientes e pouco contribuíram para a ciência. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles é que deve ser considerado para obter conhecimentos sobre os fenômenos da natureza. 
A sequencia correta é: 

a) As assertivas I, II e IV estão corretas. 
b) As assertivas I, II e III estão corretas. 
c) Apenas a assertiva III está correta. 
d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas. 
29. A partir do enunciado, indique a afirmação correta. 
Os filósofos pré-socráticos tinham como objetivo a busca do princípio único, o arché de todas as coisas. As suas especulações voltavam-se para o Universo e o Cosmo. Posteriormente Sócrates passou a inquirir sobre o próprio homem, no sentido de compreender o seu íntimo e a natureza de suas ações. O conhece-te a ti mesmo ou a autoconsciência do homem é o seu método de estudo. Depois disso, os filósofos nunca mais pararam de questionar sobre o homem e sua função na sociedade. 
a) O conhece-te a ti mesmo de Sócrates constitui-se em uma abstração filosófica também ensinada pelos sofistas para determinar que o homem oriente-se por normas absoluta sobre o que é certo e o que é errado. 
b) A afirmação está parcialmente correta, porque os estudos filosóficos iniciais voltavam-se para a compreensão de Deus e da natureza das coisas, ou seja, o pensar, o agir, o ser. 
c) O texto deixa transparecer que a filosofia socrática prendia-se ao teocentrismo para explicar o fenômeno humano a partir da existência de Deus. 
d) Da afirmação pode-se inferir que a Filosofia, a partir, de Sócrates, tornou-se antropocêntrica.
30. A atitude filosófica inicia-se indagando "O que é?", "Como é?", "Por que é?", "Para que é?", dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. Estas são perguntas sobre: 
a) A essência, a significação, a origem e a finalidade de todas as coisas; 
b) O conhecer, o falar, o pensar e o agir, próprios dos seres humanos; 
c) A capacidade, a finalidade, o conceito e a origem do mundo; 
d) Os motivos, as razões, as causas e os interesses para pensarmos; 
e) O conteúdo, o sentido, a intenção e a finalidade do que pensamos.